Gastronomia

A gastronomia de Cabo Verde resulta de uma herança rica em tradições e sabores de diferentes proveniências. É uma cozinha que mistura ingredientes e saberes africanos e europeus (nomeadamente portugueses). Dada a sua localização e área marítima envolvente a pesca tem um papel essencial na cultura e na economia. A carne também se revela importante na gastronomia.

Peixes variados, marisco em abundância e de elevadíssima qualidade, como lagostas, camarões, moluscos, como o polvo e crustáceos, como percebes, lapas e búzios, enchem os restaurantes e bares do arquipélago. A sua confeção pode ser simples ou mais elaborada, dependendo dos pratos e das ilhas.

É comum servirem porções de moreia panada nos bares.

Cachupa Pobre

Cachupa é um prato típico da gastronomia de Cabo Verde. Distingue-se entre cachupa rica (elaborada com vários tipos de carne), e cachupa pobre (feita com peixe).

Para além da carne ou do peixe, a cachupa é elaborada com feijão e milho estufados, servidos, por vezes, separados dos legumes cozidos. Entre estes últimos podem contar-se a batata cozida e a banana cozida. A carne e o peixe podem também ser servidos separados com dos legumes cozidos.

Queijo de Cabra

Grande parte do queijo é, ainda, feita de forma artesanal. O seu sabor forte, salgado deste queijo, com uma consistência entre o queijo tradicional e o requeijão, torna-o uma delícia.

Em Cabo Verde, tradicionalmente, este produto é produzido artesanalmente, depois do coalho do leite ser armazenado, ficando a fermentar e colocado nas formas e deixado a repousar até ao dia seguinte. Após este processo, o queijo é levado pelas vendedeiras ambulantes, que o distribuem pela população, e por vendedores que os levam para as outras ilhas para serem distribuídos.

Para além dos métodos de produção e embalamento tradicional, hoje existe queijo feito na ilha do fogo de forma automatizada, em fábricas, por cooperativas de produtores, que está a trabalhar para ser certificado. Com a evolução dos sistemas de cura, o queijo pode ter um prazo de validade superior, atingindo os 12 meses de validade.

Pudin de Queijo

As sobremesas são também deliciosas nomeadamente o Bolo de Mel, a deliciosa Cocada, os Fidjós de Banana, e o Bolo de Banana Caramelizada, o Pudim de Queijo, os Bolinhos de Mandioca, o Fongo, não podemos deixar de provar os doces de papaia ou calabaceira, a marmelada e a goiabada.